O Projeto
O projeto Valor Metal – Circularidade, Ecoeficiência, Digitalização e Informação na Metalurgia e Eletromecânica inscreve-se na estratégia de qualificação das empresas do setor para a transição para a economia circular e digitalização industrial e inovação, na convicção do contributo que estes modelos de desenvolvimento económico aportam à competitividade do setor.
O projeto desenvolver-se-á através de um programa integrado de atuação sobre diversos fatores de competitividade das empresas, que pretende não só, ir ao encontro das oportunidades detetadas, mas também melhorar os pontos débeis e contrapor atuações eficazes às ameaças e riscos detetados, identificando os aspetos críticos a as prioridades no processo de transição da economia linear para a economia circular e na transformação digital dos modelos industriais do setor.
Objetivos Estratégicos
Assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis no setor, sensibilizando as PME’s para atividades qualificadas e inovadoras, com efeito de arrastamento na cadeia de valor, por via do estabelecimento de sinergias de conhecimento e simbiose industrial, baseadas na utilização das TIC.
Promover a inclusão das PME’s na economia digital através da disponibilização de ferramentas e metodologias baseadas na utilização das TIC, como suporte aos percursos de inovação e competitividade acima mencionados.
Promover o alinhamento de estratégias de intervenção, através do estímulo à cooperação entre públicos e privados na prossecução das orientações e diretivas nacionais e comunitárias, que visem a circularidade da economia.
Identificar a situação atual do setor Metalúrgico e Eletromecânico em termos da digitalização da indústria – denominado genericamente Indústria 4.0 – e identificar as opções estratégicas, programas de ação e iniciativas que permitam orientar as PME’s do setor e dos respetivos subsetores, dotando-as de conhecimento, informação e ferramentas, para a transformação empresarial no sentido de acelerar a adoção da Indústria 4.0.
Criar condições que permitam incrementar o crescimento sustentado das empresas através de acesso a melhor e mais estruturada informação; por via de instrumentos inovadores que permitam às empresas racionalizar custos; dinamizando o conhecimento de realidades sócio-empresariais, utilizando as tecnologias de informação e comunicação.